Os domingos têm sido de muito público no Jardim Botânico de Brasília (JBB) e na Fundação Zoológico de Brasília (Zoo Brasília). Os espaços considerados cartões-postais do Distrito Federal estão recebendo milhares de visitantes. São famílias inteiras, turistas, frequentadores assíduos e até pessoas que estão indo pela primeira vez aos locais em virtude do incentivo do Governo do Distrito Federal (GDF) que facilitou o acesso aos espaços aos domingos e feriados por meio do Lazer para Todos, que isenta o pagamento da entrada, e do Vai de Graça, que libera o transporte público de forma gratuita.
“Estamos conseguindo garantir mais lazer ao brasiliense e aos turistas, que estão tendo a oportunidade de visitar espaços emblemáticos da cidade com entrada livre e transporte gratuito”
Governador Ibaneis Rocha
O programa Lazer para Todos registrou, em seu segundo domingo (6 de abril), um total de 15.950 visitantes nos dois espaços de lazer. O número superou o primeiro dia de gratuidade (30 de março), quando foram registrados 12.862, um aumento de 24,01%. Só no primeiro domingo os locais já haviam mais do que dobrado a quantidade média de frequentadores, que eram de 5.500 nos dois espaços – sendo 4 mil no Zoo e 1,5 mil no JBB. Agora, o valor praticamente triplicou.
“A cada fim de semana fico mais satisfeito porque o programa foi abraçado pela população. Estamos conseguindo garantir mais lazer ao brasiliense e aos turistas, que estão tendo a oportunidade de visitar espaços emblemáticos da cidade com entrada livre e transporte gratuito. Estamos falando não só de mais visitantes a esses locais, mas de pessoas que estão tendo a oportunidade de ir pela primeira vez ao Zoológico ou ao Jardim Botânico”, destaca o governador Ibaneis Rocha.
Visitação triplicou
Com o programa Lazer para Todos, o número de visitantes aos domingos subiu de 4 mil para mais de 12 mil no Zoológico de Brasília | Fotos: Geovana Albuquerque/Agência Brasília
O Zoológico de Brasília é o espaço que mais tem recebido visitantes. Da média de quatro mil aos domingos, o local pulou para 9.464 no primeiro domingo do Lazer para Todos até alcançar 12.501 no último domingo. “Ficamos muito satisfeitos em ver que, no segundo domingo de gratuidade, superamos o número do primeiro domingo. Acreditamos que esse número pode continuar a crescer, e estamos totalmente preparados para atender a demanda”, destaca o diretor-presidente, Wallison Couto.