Comprometido em reduzir a zero o número de atropelamentos nas vias de Brasília e garantir a segurança de pedestres e motoristas da capital, o Governo do Distrito Federal (GDF) segue instalando gradis de metal em trechos das principais vias do DF.
Até o momento, os gradis foram inseridos no Pistão Sul, em frente à Universidade Católica e ao Taguatinga Shopping; na BR-020, próximo ao Posto Itiquira; na DF-005, na altura do Varjão; na Epia Sul, na altura da floricultura; no Viaduto da Candangolândia; e na EPGU, na altura da passarela que dá acesso ao Zoológico de Brasília | Fotos: Geovana Albuquerque/Agência Brasília
As estruturas metálicas têm como objetivo desestimular a prática perigosa de atravessar as pistas em meio ao grande fluxo de carros e direcionar os pedestres para as passarelas e pontos seguros de travessia. Ao todo, foram colocados 3,5 mil metros lineares de gradis nas principais vias do DF. O investimento ultrapassa R$ 3,6 milhões.
“Por incrível que pareça, o maior número de atropelamentos ocorre embaixo das passarelas de pedestres. O objetivo desses gradis é disciplinar e melhor orientar a população, para garantir uma travessia segura e confortável”
Cristiano Cavalcante, superintendente de Obras do DER-DF
Recentemente, o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) finalizou a instalação de uma estrutura na Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB), na altura da passarela da região administrativa. Até o momento, os gradis foram inseridos no Pistão Sul, em frente à Universidade Católica e ao Taguatinga Shopping; na BR-020, próximo ao Posto Itiquira; na DF-005, na altura do Varjão; na Epia Sul, na altura da floricultura; no Viaduto da Candangolândia; e na EPGU, na altura da passarela que dá acesso ao Zoológico de Brasília.
