A partida entre Brasil e Colômbia nesta quinta-feira (20), válida pelas Eliminatórias da Copa 2026, terá um dos maiores esquemas de segurança já montados para um evento esportivo em Brasília. As medidas foram apresentadas na manhã desta quinta-feira (20) ao governador Ibaneis Rocha, que por sua vez elogiou o planejamento.
“Esse evento é muito importante, pois temos o projeto de transformar Brasília na cidade da Seleção Brasileira. Temos que mostrar que temos qualidade. Além da qualidade de vida, a qualidade de trânsito, de hotéis, de segurança, de lazer, e aí todo o nosso empenho de fazer o melhor trabalho possível”, afirmou.
Ibaneis Rocha: “Temos o projeto de transformar Brasília na cidade da Seleção Brasileira” | Foto: Renato Alves/Agência Brasília
Ibaneis Rocha também torce para que a capital receba outros jogos importantes em breve. “Temos a missão de trazer a final da Copa Libertadores para cá e acredito que, com o sucesso desse evento, teremos grandes chances”, finalizou.
A reunião para apresentar os detalhes da segurança contou com a participação da vice-governadora Celina Leão, do secretário-chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, do secretário de Comunicação, Weligton Moraes, do diretor de relações institucionais da Arena BRB Mané Garrincha, Paulo Hoff, do diretor-geral do Detran-DF, Takane do Nascimento, e de gestores das forças de segurança pública e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
“Mostraremos, mais uma vez, que temos todas as condições de realizar grandes eventos, garantindo que a nossa população possa aproveitar esse belo momento e expressar todo o seu amor pelo futebol”
Celina Leão, vice-governadora
“Nós estamos preparados para garantir a segurança dessa grande festa que será o jogo da nossa Seleção Brasileira. Mostraremos, mais uma vez, que temos todas as condições de realizar grandes eventos, garantindo que a nossa população possa aproveitar esse belo momento e expressar todo o seu amor pelo futebol. Sem contar o incremento na economia e no turismo, fazendo do DF cada dia mais a capital do esporte”, disse a vice-governadora Celina Leão.
Ao longo da semana, a Polícia Militar tem feito varreduras nos arredores dos locais por onde as seleções brasileira e colombiana têm passado pelo DF, a exemplo dos centros de treinamento, estádios e hotéis. Essa etapa é parte do trabalho da segurança, assim como o videomonitoramento, a revista de torcedores e o controle do trânsito, por exemplo. Missão destacada pelo secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar.
“O governador determinou que nós fizéssemos um evento com todo o cuidado, toda a cautela, nessa parceria que nós temos aqui com a CBF, para que façamos uma grande festa, não só aqui no estádio, mas também em Ceilândia. Dessa forma, um grande efetivo de policiais militares, bombeiros e servidores do Detran está sendo empregado para que a nossa população possa festejar junto com a seleção brasileira”, pontuou Sandro Avelar.
Gestor de Segurança pela Confederação Brasileira de Futebol, o coronel da Polícia Militar da Bahia, Nilton Mascarenhas, elogiou o trabalho desenvolvido pelo GDF. “É um prazer a CBF voltar a Brasília. Agradecemos ao governo, à área de segurança pública, isso faz com que o cidadão, o nosso maior cliente, seja acolhido”, disse.
Sandro Avelar (esq.) ressalta que as varreduras feitas nos arredores dos locais por onde as seleções brasileira e colombiana têm passado pelo DF
A comandante da Polícia Militar, Ana Paula Habka, reiterou que partidas de futebol demandam uma atenção especial. “Dentro de um jogo de futebol, a gente tem um incremento. A segurança está mais robusta e a Polícia Militar vai estar em todos os arredores”, disse. “O brasiliense já conhece a segurança pública aqui no DF, já contribui muito com a Polícia Militar na hora das abordagens, então a gente vai ter segurança tanto nas estações do metrô, estação rodoviária, nos arredores, nos hotéis. A gente solicita que os turistas também ajudem, estejam do lado da Polícia Militar, para que a gente faça uma festa também tranquila”, pediu.
