As celebrações de Réveillon na Esplanada dos Ministérios ocorreram de forma pacífica e sem incidentes relevantes. O êxito do planejamento operacional deve-se à presença reforçada das forças de segurança e à integração eficiente com os demais órgãos envolvidos, garantindo uma passagem de ano tranquila para os milhares de brasilienses e turistas que se reuniram na área central da capital federal. O baixo número de ocorrências foi resultado de uma atuação preventiva bem-sucedida.
O bem-sucedido planejamento operacional da Secretaria de Segurança Pública garantiu uma passagem de ano tranquila para o público que se reuniu na área central da capital federal | Foto: Divulgação/SSP-DF
“Graças ao esforço conjunto das forças de segurança e ao planejamento minucioso, conseguimos proporcionar uma noite de Réveillon segura e tranquila para todos. A coordenação eficiente entre os órgãos envolvidos, aliada ao empenho das equipes, foi fundamental para que as festividades transcorressem sem maiores incidentes. A população pôde celebrar com serenidade, refletindo o compromisso da segurança pública com o bem-estar de todos os cidadãos”, afirmou o secretário-executivo de Segurança Pública do Distrito Federal, Alexandre Patury.
Durante o evento, a estrutura da Cidade da Segurança, montada ao lado do Museu da República, concentrou a base estratégica da Polícia Militar (PMDF), da Polícia Civil (PCDF) e do Corpo de Bombeiros (CBMDF). O local contou com o apoio de viaturas, drones e câmeras que auxiliaram no monitoramento e na coordenação das ações, realizadas a partir do Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob).
O Ciob reúne 31 órgãos, instituições e agências do Governo do Distrito Federal (GDF), voltados para segurança, mobilidade, saúde, prestação de serviços públicos e fiscalização. Também houve a atuação de uma célula presencial de inteligência, que reúne instituições distritais e federais para troca de informações e monitoramento de possíveis riscos de ataques extremistas.
Segundo o tenente-coronel Keldison Almeida, coordenador de planejamento da Subsecretaria de Operações Integradas (Sopi), o planejamento da operação Réveillon começou em outubro do ano passado, em parceria com a Secretaria de Cultura (Secec-DF), que informou sobre os shows, eventos, estimativa de público e estruturas necessárias. Diversas reuniões e interações foram realizadas com as forças de segurança pública e outros órgãos, como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a Secretaria DF Legal, a Vigilância Sanitária, as secretarias de Mobilidade, Cidades e Turismo, além do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios.