O olhar e a voz das crianças estão no centro do 1º Seminário Distrital da Primeira Infância, que reúne até esta quinta-feira (28), na Câmara Legislativa do DF (CLDF), profissionais da educação, autoridades e parceiros do projeto Plenarinha para ouvir e valorizar o que os pequenos têm a dizer sobre o mundo em que vivem.
O secretário-executivo da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF), Isaias Aparecido da Silva, destacou a importância dos profissionais da educação infantil no desenvolvimento integral das crianças. Para ele, esses educadores são fundamentais na construção das primeiras experiências e vínculos com o mundo.
“São os profissionais da educação infantil que realizam os primeiros cuidados, acolhendo, escutando e garantindo um ambiente seguro e afetivo, essencial para o desenvolvimento pleno na primeira infância”, comenta.
Ao longo da programação foram apresentadas escutas realizadas com crianças de todas as regionais de ensino. O encontro contou, ainda, com mesas temáticas intersetoriais sobre os direitos de bebês e crianças, com a participação de diferentes setores da educação infantil. Os alunos do Centro Comunitário da Criança de Ceilândia apresentaram a performance Pingo de Gente também Tem Voz, em que entregaram desenhos representando as principais demandas levantadas durante o primeiro semestre do Projeto Plenarinha.
A deputada distrital Paula Belmonte reforçou a necessidade de escutar as crianças desde os primeiros anos de vida como base para a formação de cidadãos conscientes e participativos. “Essa é a janela de desenvolvimento cognitivo decisiva para formar cidadãos engajados com o futuro”, afirmou.
Parceria
Promovido pela Secretaria de Educação, com o objetivo de destacar o protagonismo dos alunos na construção de políticas públicas, o seminário reúne profissionais da educação infantil das 14 Coordenações Regionais de Ensino, além de representantes da SEEDF, da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), da Universidade de Brasília (UnB), do Tribunal de Justiça do DF e Territórios (TJDFT), do Comitê Gestor da Primeira Infância do DF, e do Banco de Brasília (BRB).
A diretora de Educação Infantil (Dinfe) da SEEDF, Fabrícia Estevão, destacou a atuação dos 28 Comitês Mirins do DF, nos quais crianças de 0 a 5 anos refletem sobre temas como brincar, saúde e mobilidade, influenciando o debate sobre políticas públicas locais. “A escuta dos alunos é fundamental, porque eles nos mostram, com a linguagem e o olhar genuíno da infância, como é ser criança no Distrito Federal e o que precisa ser transformado”, ressaltou.