Servidores da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) participaram, na manhã desta terça-feira (27), do aulão “Linguagem Simples na Comunicação Institucional”, promovido pela Escola de Governo (Egov). A formação, uma iniciativa da Assessoria de Comunicação da SEEDF em parceria com a Egov, ocorreu no auditório Neusa França, na sede da SEEDF, e teve como objetivo reforçar a importância da linguagem clara, objetiva e acessível na prestação de serviços públicos.
A aula foi ministrada por Grice de Araújo, instrutora da Egov, mestre em Administração Pública e atual chefe da Assessoria Especial da Diretoria de Administração do Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do DF (Inas). “A linguagem simples é uma forma de garantir ao cidadão o direito de entender a informação pública”, afirmou Grice.
Para ela, é papel do servidor facilitar o acesso aos conteúdos institucionais, tanto na escrita quanto na leitura, tornando as mensagens mais claras e acessíveis. “Quando a gente fala em política pública, o foco é o cidadão. Se ele entende como matricular o filho na escola, por exemplo, ele acessa melhor aquele direito, e o órgão atinge melhores resultados”.
A linguagem simples é uma forma de comunicação que busca tornar a informação mais clara, objetiva e acessível para todos os públicos, independentemente do nível de escolaridade ou familiaridade com o assunto tratado. Essa abordagem valoriza a escolha de palavras comuns, frases curtas, organização lógica das ideias e eliminação de jargões ou termos técnicos desnecessários.
Ana Carolina Rocha, assessora especial da Assessoria de Comunicação da SEEDF e idealizadora da ação, acredita que o aprendizado adquirido é importante para além do ambiente de trabalho. "A linguagem simples facilita a comunicação com estudantes, pais, mas também no nosso dia a dia, com a família e os amigos. É um benefício que vai muito além do ambiente de trabalho. Quando nos comunicamos com clareza, todos ganham", indicou.
Conhecimento prático e acessível