Nesta sexta (7) e no sábado (8), a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva do Distrito Federal (Sobed/DF) promove um mutirão de colonoscopia no Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) como parte da campanha Março Azul, dedicada à conscientização e prevenção do câncer colorretal. A ação é fruto de parceria com o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF), a Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP) e a Associação de Gastroenterologia de Brasília, visando a atender aproximadamente 100 pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
“O câncer colorretal é silencioso e os sintomas costumam aparecer apenas quando o tumor já está avançado”
Ariana Cadurin, presidente da Sobed/DF
“O câncer colorretal é silencioso, e os sintomas costumam aparecer apenas quando o tumor já está avançado. Por isso, a prevenção é tão importante”, alerta Ariana Cadurin, presidente da Sobed/DF e médica endoscopista do Hospital de Base.
“É uma iniciativa para oferecer aos pacientes do SUS o exame de colonoscopia, essencial na prevenção do câncer colorretal, além de reforçar a importância do rastreamento precoce”, afirma Ana Rosa Costa Melo, chefe do serviço de coloproctologia do Hospital de Base. Os pacientes do mutirão foram selecionados obedecendo os critérios da fila do sistema de regulação.
A colonoscopia permite a visualização direta do interior do cólon e do reto, possibilitando a remoção de pólipos antes que se tornem cancerígenos. O exame é recomendado para pessoas acima de 45 anos, mesmo que não apresentem sintomas, e é ainda mais essencial para aqueles com fatores de risco como histórico familiar da doença, tabagismo, sedentarismo e alimentação inadequada.
A colonoscopia permite a visualização direta do interior do cólon e do reto, possibilitando a remoção de pólipos antes que se tornem cancerígenos | Foto: Alberto Ruy/IgesDF