[Olho texto=”“A Sejus promove ações no eixo de profissionalização, com o objetivo de reforçar o valor da educação para construção de uma perspectiva profissional na vida desses jovens. O acesso aos cursos profissionalizantes tem a finalidade de garantir a inserção social e, além disso, o resgate da cidadania”” assinatura=”Marcela Passamani, secretária de Justiça e Cidadania” esquerda_direita_centro=”direita”]
A Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF) realizou, na tarde desta segunda-feira (3), evento de formatura de 11 jovens da Unidade de Internação do Recanto das Emas (Unire). Com muita seriedade e também empolgação, os formandos receberam os certificados de conclusão do curso de almoxarife de obras ofertado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF). A cerimônia foi no auditório da unidade.
A secretária de Justiça e Cidadania do Distrito Federal, Marcela Passamani, destacou que a formação profissional auxilia no processo de ressocialização e na inclusão dos participantes no mercado de trabalho. “A Sejus promove ações no eixo de profissionalização, com o objetivo de reforçar o valor da educação para construção de uma perspectiva profissional na vida desses jovens. O acesso aos cursos profissionalizantes tem a finalidade de garantir a inserção social e, além disso, o resgate da cidadania”, explica a titular da pasta.
O curso é ministrado pelo Senai-DF como parte do acordo de cooperação técnica, celebrado em 2018, que realiza o programa Medida de Aprendizagem. O objetivo é contribuir para o resgate da cidadania de jovens que estão em unidades de internação do sistema socioeducativo, por meio da formação profissional e o alcance de oportunidades de trabalho.
Onze jovens da Unidade de Internação do Recanto das Emas (Unire) se formaram na tarde desta segunda-feira (3) | Foto: Divulgação/Ascom Sejus-DF
O programa Medida de Aprendizagem permite que adolescentes sejam contratados como jovens aprendizes em diferentes instituições públicas e privadas. Os jovens selecionados, com perfil identificado pelas unidades socioeducativas, têm direito a uma vaga de aprendizagem profissional, bolsa auxílio e todos os direitos previstos na lei de aprendizagem.