10/10/2025 às 19h13 - Atualizado em 10/10/2025 às 19h13

Sol Nascente recebe a nona edição do projeto Ciência na Estrada com atrações interativas e muita tecnologia

Durante cinco dias, visitantes poderão participar de oficinas de robótica, simulações astronômicas, entre outras diversas experiências interativas.

Por

Agência Brasília* | Edição: Ígor Silveira

Após o sucesso das edições em Ceilândia, Samambaia, Sobradinho, Guará, Santa Maria, Vicente Pires, Brazlândia e Arapoanga, que reuniram mais de 50 mil participantes, o projeto itinerante Ciência na Estrada desembarca em Sol Nascente entre os dias 15 e 19 de outubro de 2025, com uma programação gratuita repleta de ciência, tecnologia e experiências imersivas para todas as idades. Os ingressos podem ser retirados pela plataforma Sympla.

Promovido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal (Secti-DF), em parceria com o Instituto de Gestão e Execução de Projetos (Igepex), o projeto tem como objetivo aproximar a população da ciência e estimular o interesse pelas carreiras tecnológicas e científicas.

Para todas as idades

Durante os cinco dias de evento, o público poderá participar de oficinas de robótica, química, desenvolvimento de jogos, simulações astronômicas e palestras interativas e desafios de inovação voltados para soluções de problemas locais.

Entre os destaques da edição estão as presenças do geofísico Sérgio Sacani, um dos maiores divulgadores científicos do país e criador do canal Space Today; do influenciador Pedro Pallotta, do canal Space Orbit; e do biólogo Pido, dono do canal Pido Biologia, que trarão ao público temas como astronomia, biologia, exploração espacial e a importância da ciência no cotidiano. Já o projeto Einstein Jr fará demonstrações químicas interativas.

Uma das novidades mais aguardadas é o ônibus Ciência na Estrada, uma estrutura inovadora que simula uma nave futurista e proporciona uma experiência sensorial e imersiva com realidade virtual 360º e conteúdos interativos que prometem surpreender o público.

*Com informações da Secti-DF