Com o avanço da obra do Teatro Nacional Claudio Santoro, as frentes de trabalho estão concentradas nas áreas da Sala Martins Pena e do foyer. Nos dois locais, os operários fazem os acabamentos e as instalações. Tudo para deixar as áreas completas para o funcionamento, já que os serviços de demolição, alvenaria e estrutura foram concluídos.
“Hoje estamos na parte de acabamento da obra, com instalação de carpete, revestimento e mobília, além da finalização da pintura e dos retoques. Nossos trabalhos estão sendo mais no foyer e dentro da sala”, explica a engenheira da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) Daiana Andrade, fiscal da obra.
Poltronas da Sala Martins Pena são ergonômicas e foram instaladas de forma a não impedir a visão de quem está sentado na fileira de trás | Foto: Divulgação/Novacap
Dentro da Sala Martins Pena, o carpete e as poltronas que foram os primeiros itens a serem retirados já estão de volta, mas agora em novas versões. Ambos precisaram ser substituídos devido ao risco. Os materiais utilizados anteriormente eram inflamáveis, enquanto os novos são antichamas, sistema que impede a propagação do fogo em caso de incêndio.
Os novos assentos da Sala Martins Pena foram desenhados exclusivamente para o local seguindo o padrão e a estética originais esboçados pelo arquiteto e designer Sergio Rodrigues
Já instalados, os novos assentos – um total de 470 – foram desenhados exclusivamente para o local seguindo o padrão e a estética originais esboçados pelo arquiteto e designer Sergio Rodrigues. Em tom laranja, a poltrona é mais ergonômica, em veludo, e tem um material adequado com a estrutura em madeira, que ajuda na acústica da sala. Outra novidade é que elas foram alocadas de forma a não impedir a visão de quem está atrás, ficando intercaladas para que todos consigam enxergar o palco.
