Além do próprio quadro de servidores, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) conta com uma equipe igualmente essencial para a prestação de serviços à população: o trabalhador voluntário. Exercendo atividades em caráter espontâneo, sem remuneração nem vínculo funcional ou empregatício, esses profissionais dão lição de cidadania e solidariedade, auxiliando na ampliação das ações de saúde e na humanização do atendimento aos pacientes.
Hoje, há cerca de 1,5 mil voluntários em atuação na rede de atenção da SES-DF, divididos em dois grupos: o de voluntários sociais e o de voluntários profissionais. O primeiro grupo envolve pessoas com os mais diversificados talentos: cantores, cabeleireiros, contadores de história, músicos, palhaços, pintores. Interessados em atuar nesse grupo podem procurar organizações da sociedade civil que possuam acordo de cooperação com a SES-DF, ou contactar diretamente a unidade de saúde desejada.
Já para participar como voluntário profissional, que engloba carreiras de trabalhadores de saúde, é exigida a devida formação técnico-acadêmica na área em que pretende atuar, possuindo registro profissional no conselho de classe sempre que a profissão exigir. Mais informações sobre cadastro e maneiras de ingresso no programa de voluntariado da SES-DF podem ser acessadas aqui.
Um desses voluntários é o médico Luan Almeida, que atua como cirurgião geral no Hospital Regional do Gama (HRG). Segundo Luan, o trabalho contribui para a assistência multidisciplinar dos pacientes, assim como para o ganho de experiência profissional pelo voluntário. “O que mais me motiva é a diversidade de casos que o serviço possui, os quais me permite desenvolver várias habilidades”, avalia.
A enfermeira Marina Cardoso, que atua como voluntária no pronto-socorro adulto do HRG, tem posição semelhante. “O voluntariado me proporciona experiência, principalmente. Estar em contato com os pacientes é a certeza de que nasci para ser enfermeira. Fiz pós-graduação em geriatria e gerontologia, amo o cuidado com os idosos”, revela.
Rede SES-DF