As comemorações do Dia da Independência, na Esplanada dos Ministérios, mobilizaram diversos órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF). Para garantir o sucesso do desfile cívico-militar, foram disponibilizados ônibus extras com destino à área central de Brasília e montado um amplo esquema de segurança. A operação contou com o maior efetivo já registrado no 7 de Setembro, reunindo policiais e bombeiros em estruturas fixas e móveis, além de profissionais de plantão fazendo o acompanhamento por câmeras e com suporte do serviço de inteligência.
“O 7 de Setembro é um momento de celebração da nossa Pátria e de valorização da nossa democracia. O Governo do Distrito Federal trabalhou de forma integrada para garantir transporte gratuito, segurança reforçada e infraestrutura preparada para receber as pessoas com dignidade e tranquilidade. Quero agradecer a cada servidor, policial, bombeiro e profissional que atuou para que o desfile da Independência fosse um sucesso. O esforço coletivo reforça o orgulho de ser brasileiro e de viver em Brasília, a capital da República”, ressaltou a governadora em exercício do DF, Celina Leão.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública, o público foi superior ao do ano passado.
Entre os fatores que contribuíram para o aumento do público estão a facilidade de acesso garantida pelo programa Vai de Graça, que assegura gratuidade no transporte público aos domingos e feriados, e a ampliação da área do percurso. A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF) reforçou as linhas de ônibus com destino ao centro da capital, com 134 veículos a mais para atender passageiros do Paranoá, Itapoã, Jardim Botânico, Recanto das Emas, Riacho Fundo, Riacho Fundo II, Samambaia, Ceilândia, Taguatinga, Brazlândia, Planaltina, Sobradinho e Sol Nascente/Pôr do Sol.
O novo setor, que recebeu cerca de 35 mil pessoas, também possibilitou que quem não conseguiu lugar nas arquibancadas acompanhasse o evento em tendas instaladas próximas ao recém-reinaugurado Teatro Nacional Cláudio Santoro e à Rodoviária do Plano Piloto.
Durante o desfile, a governadora em exercício Celina Leão acompanhou o andamento dos trabalhos das forças de segurança ao visitar as áreas que integraram a operação. Ela esteve no Centro Integrado de Operações de Brasília e na Cidade da Segurança, estrutura montada próxima ao Museu Nacional da República. Celina esteve acompanhada do secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, e do executivo da pasta, Alexandre Patury.
“O 7 de Setembro é um momento de celebração da nossa Pátria e de valorização da nossa democracia. O Governo do Distrito Federal trabalhou de forma integrada para garantir transporte gratuito, segurança reforçada e infraestrutura preparada para receber as pessoas com dignidade e tranquilidade"
Celina Leão, governadora em exercício do Distrito Federal
O esquema de segurança contou com a participação de mais de 20 órgãos distribuídos em várias estruturas. A principal delas, a Cidade da Segurança, reuniu policiais militares, bombeiros e policiais civis. Mais de 100 pessoas acompanharam e monitoraram as câmeras no Ciob, além da célula de inteligência fazendo o cruzamento de dados. Além disso, barreiras de revista foram montadas desde a estação do Metrô e a Rodoviária do Plano Piloto até as alças de acesso e as arquibancadas.
“Não tivemos nenhum incidente relevante. Empregamos a maior quantidade de tropas da história, fizemos o cercamento da área, e o público compareceu maior do que o esperado, sendo um número superior ao do ano passado. Realmente tivemos muito engajamento do público que veio com o transporte gratuito. Também há que se destacar a participação social e do Ministério Público que fez recomendações para que tudo corresse na maior segurança”, declarou o secretário-executivo de Segurança Pública, Alexandre Patury.