Avaliados como uma boa alternativa de mobilidade quando se fala em sustentabilidade e economia, os veículos elétricos ganham cada vez mais espaço no mercado brasileiro. Pensando na acessibilidade da população a esses equipamentos, o Distrito Federal dispõe de diversos eletropostos para uso da população e, junto à Secretaria de Meio Ambiente (Sema-DF), investiu na instalação de mais pontos de recarga para veículos elétricos no Jardim Botânico e no Zoológico de Brasília.
Pontos de carregamento para carros elétricos se espalham pelo DF: atualmente, há cerca de 130 | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília
“Com essas iniciativas, o Distrito Federal se posiciona na vanguarda das políticas ambientais no Brasil, mostrando que é possível aliar desenvolvimento e sustentabilidade”
Wallison Couto, diretor-presidente do Jardim Zoológico de Brasília
Essas duas unidades de carregamento se somam ao sistema de energia solar fotovoltaica do DF, que conta com cerca de 130 eletropostos. Para o secretário do Meio Ambiente e Proteção Animal, Gutemberg Gomes, a instalação dos pontos de recarga reflete o compromisso da pasta com a preservação dos recursos naturais e a promoção de alternativas sustentáveis.
“Estamos investindo em um futuro onde a mobilidade urbana seja harmoniosa com o meio ambiente, reduzindo as emissões de carbono e a poluição sonora e incentivando o uso de fontes de energia limpas”, afirma. “Com essas iniciativas, o Distrito Federal se posiciona na vanguarda das políticas ambientais no Brasil, mostrando que é possível aliar desenvolvimento e sustentabilidade.”
O diretor-presidente do Jardim Zoológico de Brasília, Wallison Couto, reforça a cooperação com a Sema-DF no objetivo de trazer sustentabilidade por meio da energia limpa. “A gente começou a divulgar para que a família que utiliza esse tipo de veículo venha para o zoo, porque, enquanto o carro está recarregando a bateria, ela está passeando”, indica. “Futuramente, a gente vai colocar no mapa onde está o ponto para ficar ainda mais fácil, e nossa intenção é ter pelo menos mais uns três pontos aqui”.
Comodidade
Heldon Araújo mora na Candangolândia e carrega o veículo no posto da administração do Zoológico: “Quase todo dia eu venho aqui abastecer, e o custo é zero” | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília
O servidor público Heldon Araújo, 37, é um dos usuários que aproveitam os pontos públicos de recarga, normalmente o que fica no estacionamento da administração do Zoológico e próximo ao museu. Morador da Candangolândia, ele conta que utiliza o equipamento desde que adquiriu um carro elétrico, no início do ano.
“Eu comprei esse carro já pensando na comodidade de não ter que parar e gastar tanto em postos de gasolina”, relata. “Quase todo dia eu venho aqui abastecer, e o custo é zero. E tem o ponto forte desse veículo não produzir monóxido de carbono e não poluir o meio ambiente. Em Brasília, está bem acelerada a aquisição desses veículos.”
