A Unidade Básica de Saúde (UBS) 5 de Arapoanga foi palco, neste sábado (13), da 13ª edição do Dia D de combate à dengue, iniciativa promovida pelo Governo do Distrito Federal (GDF) na luta contra o Aedes aegypti – mosquito transmissor da doença. A ação ocorreu durante a 27ª edição do GDF Mais Perto do Cidadão, que ofereceu uma gama de atendimentos e serviços aos moradores da região administrativa.
Na ocasião, além da vacinação de crianças e adolescentes com idades entre 10 e 14 anos, 18 agentes comunitários de saúde (ACS), 15 agentes de vigilância ambiental em saúde (Avas) e 150 bombeiros militares atuaram na cidade realizando visitas domiciliares para identificar eventuais focos de proliferação do mosquito e orientar a população sobre a prevenção à doença. Quatro drones e 12 viaturas de fumacê reforçaram a ação.

Autoridades do GDF, como a vice-governadora Celina Leão e as secretárias Lucilene Florêncio e Marcela Passamani, encampam a luta contra a dengue no Distrito Federal | Fotos: Geovana Albuquerque/ Agência Brasília
A vice-governadora Celina Leão destacou o empenho do GDF no enfrentamento à epidemia. “Todos os dias da semana nós escolhemos uma região administrativa e fazemos esse trabalho. É um trabalho de prevenção, é aquele dia onde a gente faz um mutirão para eliminar os focos de dengue nas cidades”, explicou.
A gestora lembra que, durante a força-tarefa, também são ofertados atendimentos aos pacientes suspeitos da doença, incluindo avaliação clínica, hidratação e manejo, caso necessário. “Além do mutirão, nós também temos o atendimento às pessoas com sintomas de dengue e vários outros serviços prestados à comunidade, desde o atendimento às crianças até a vacinação aos animais”, acrescentou.
Mais cedo, a vice-governadora participou da inauguração da tenda de acolhimento de pacientes com dengue no Paranoá. A unidade está entre as 11 contratadas pelo GDF e fará atendimentos 24h, com capacidade de realizar exames com resultados em até dez minutos.
“Já inauguramos três tendas e essas primeiras são aquelas que irão funcionar 24 horas e estão em regiões estratégicas do DF. Neste domingo (14), vamos inaugurar a de Planaltina, que ficará ao lado do hospital regional. A gente acredita que isso vai desafogar muito a nossa rede, para a gente atender outras especialidades”, detalhou.
Isaque Lopes aproveitou o GDF Mais Perto do Cidadão para colocar as vacinas em dia
Segundo a secretária de Saúde do DF, Lucilene Florêncio, somado à nova instalação, Planaltina terá reforço no quadro de profissionais de saúde, que fazem parte dos 461 médicos contratados temporariamente pelo GDF com a missão de fortalecer as equipes do Sistema Único de Saúde (SUS). “Teremos 16 médicos generalistas encaminhados para o Hospital Regional de Planaltina”, adiantou a titular da pasta durante o GDF Mais Perto do Cidadão.
