Falta pouco para a capital federal ser tomada por música, fantasias e glitter. Neste ano, a população poderá aproveitar os eventos carnavalescos sem se preocupar com o deslocamento graças ao programa Vai de Graça, iniciativa inédita promovida por este Governo do Distrito Federal (GDF). O decreto foi assinado nesta sexta-feira (28) pelo governador Ibaneis Rocha. A gratuidade, que inclui ônibus e metrô, vigora da 0h deste sábado (1º) até as 23h59 de terça-feira (4), valendo também para os próximos domingos e feriados.
A folia do Quadradinho é considerada uma das dez maiores do país e, neste ano, espera reunir 2 milhões de pessoas em uma programação diversa, com mais de 60 blocos. “Nossa expectativa é que tenhamos uma das festas mais bonitas e mais seguras que já vimos. Com o transporte gratuito, estamos fomentando o turismo local, gerando renda, fortalecendo o comércio e os eventos, que são também religiosos, já que os evangélicos e católicos, entre outras denominações, também aproveitam o Carnaval para visitar parentes, promover encontros”, observa o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Andrade.
O programa Vai de Graça vai oferecer transporte público gratuito nos quatro dias de Carnaval, da 0h deste sábado (1º) até as 23h59 de terça (4) | Fotos: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília
Animação
Diante da variedade de festas e da gratuidade do transporte público, só não vai pular Carnaval quem não quiser. A estudante Giovana Cavalcante, 22 anos, já escolheu os blocos que deseja participar. “Vai ser ótimo não ter que se preocupar com a passagem, vai ser um dinheiro que poderemos usar em outra coisa. É ótimo para as pessoas que não têm muitas condições e às vezes acabam não saindo por isso. É uma baita benefício para nós”, afirma.
O analista de teste Fernando Nascimento, 20, acredita que a gratuidade vai possibilitar que os foliões passem em mais de um bloco. “De repente, o lugar que você foi está com movimento baixo e um amigo indica outro lugar, com mais movimentação, então essa locomoção vai ficar mais fácil”, comenta.
No caso da trancista Maria Verônica Mota, 21, a gratuidade mudou a programação do Carnaval. Antes, ela ia ficar em casa para economizar. Agora, poderá curtir sem preocupações. “Eu só ia trabalhar, porque estava com dificuldade em relação à passagem; os ônibus de graça vão ajudar muito”, afirma ela, que destaca a importância da medida. “As pessoas vão ter mais acesso a lugares que não iam com frequência, e movimenta a economia criativa, com mais gente circulando nos espaços”.
Já a diarista Cibele Santos, 45, pretende ter uma folia diferente. Com o transporte gratuito, ela planeja passear em parques e no zoológico com os quatro filhos e os dois netos. Sem a iniciativa deste GDF, a família não conseguiria realizar esse tipo de passeio. “Geralmente a gente fica em casa no final de semana, porque são muitos meninos para pagar passagem, mas com essa oportunidade será bem legal. O dinheiro que vamos economizar será o lanche deles”.
A estudante Giovana Cavalcante está animada com a gratuidade do transporte público durante o Carnaval: “Vai ser ótimo não ter que se preocupar com a passagem, vai ser um dinheiro que poderemos usar em outra coisa”
Como vai funcionar?
Para garantir o transporte gratuito, o passageiro poderá utilizar o Cartão Mobilidade, Vale-Transporte, PcD, Idoso ou Passe Livre Estudantil para a liberação automática na catraca – para quem não tem nenhuma das opções, podem ser utilizados cartões de crédito e débito, sem qualquer cobrança.
Quando o cidadão não possuir um dos cartões citados, basta avisar ao cobrador e solicitar a liberação da catraca. O acesso será mantido pela porta frontal e o desembarque pelas demais. Assim, será possível medir o número de usuários da gratuidade.
Para o analista de teste Fernando Nascimento, o Vai de Graça trará mais mobilidade para os foliões: “De repente, o lugar que você foi está com movimento baixo e um amigo indica outro lugar, com mais movimentação, então essa locomoção vai ficar mais fácil”
