Comer mal, dormir pouco e curtir ao extremo – essa combinação é bem conhecida por aqueles que gostam de aproveitar o Carnaval. Bastante conhecidos também são os efeitos dela no corpo. Por isso, passada a folia, é preciso adotar algumas medidas para minimizar os danos e recuperar a saúde.
A alimentação saudável é boa aliada para quem quer se recuperar | Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília
A principal recomendação é garantir a hidratação. “Tem que beber bastante líquido, principalmente água, para ajudar a eliminar as toxinas”, orienta a gerente de Serviços de Nutrição da Secretaria de Saúde (SES-DF), Carolina Gama. “Também é recomendado consumir água de coco e chás – alguns, inclusive, ajudam a desintoxicar melhor, como boldo e hortelã, e contribuem para a recuperação do fígado”.
“De forma geral, é tentar ter um estilo de vida saudável. Se já tinha antes do Carnaval, é retomar. Se não tinha, é tentar ter uma alimentação saudável, exercícios regulares e dormir bem”
Carolina Gama, gerente de Serviços de Nutrição da Secretaria de Saúde
Na alimentação, a dica é apostar nos alimentos ricos em fibras – como chia e linhaça – e nas comidas leves. A especialista indica ingerir frutas, legumes e verduras e alimentos in natura e “evitar comidas muito gordurosas, ultraprocessados e sal em excesso, que podem ajudar na retenção de líquidos”.