O Instituto Brasília Ambiental, em parceria com a Secretaria de Governo (Segov-DF), promoveu, nesta terça-feira (18), o I Workshop em Licenciamento Ambiental de 2025. O evento, realizado no auditório do Departamento de Estradas de Rodagens (DER-DF), reuniu administrações regionais do Distrito Federal com o objetivo de aprimorar os processos de licenciamento ambiental para as demandas das regiões administrativas (RAs), tornando-os mais ágeis e eficientes.
“Estamos no mesmo time. Somos governo e devemos ajudar uns aos outros. Porém, essa ajuda tem regras a serem cumpridas. A nossa função é liberar a extração e o uso do cascalho. Se há uma rua de terra, esburacada, que passa dentro da cidade, ou seja, se não caracteriza área rural, não há problema em colocar o cascalho nela. O que não pode é a venda irregular do cascalho”, afirmou o presidente do Brasília Ambiental, Rôney Nemer, durante o evento.
Foto: Divulgação/Brasília Ambiental
A vice-governadora Celina Leão destacou que a iniciativa é fruto da integração promovida por este GDF: “O nosso governo tem como missão cuidar da população. Para atingirmos nossos objetivos, precisamos de uma equipe integrada e bem preparada. Por isso, não medimos esforços para suprir todas as nossas dificuldades”.
Durante o evento, foram abordadas as especificidades técnicas do procedimento e a legislação vigente, além das diferentes atividades e obras de interesse público que necessitam de manifestação do órgão ambiental.
“Tratamos de noções de licenciamento, com enfoque nos procedimentos de licenciamento por adesão e compromisso, voltados para a extração de cascalho”
Nathália Almeida, superintendente de Licenciamento do Brasília Ambiental