03/04/2017 às 10:31, atualizado em 04/04/2017 às 11:08

Cidades Limpas fica em Sobradinho II e na Fercal até 13 de abril

Essa é a 11ª edição da força-tarefa, que promove ações como roçagem, poda de árvores, limpeza e desobstrução de bocas de lobo e retirada de entulho nas regiões administrativas

Por Guilherme Pera, da Agência Brasília

O programa Cidades Limpas chegou na manhã desta segunda-feira (3) à 11ª edição. Coordenada pela Secretaria das Cidades, a iniciativa de limpeza, conservação e revitalização nas regiões administrativas envolve diversos órgãos do governo de Brasília e foi lançada em Sobradinho II e na Fercal (km 12 da DF-150), ao lado da administração regional, pelo governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg.  

O governador Rodrigo Rollemberg participou do lançamento do programa Cidades Limpas em Sobradinho II e na Fercal na manhã desta segunda-feira (3)

O governador Rodrigo Rollemberg participou do lançamento do programa Cidades Limpas em Sobradinho II e na Fercal na manhã desta segunda-feira (3). Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

Até 13 de abril, o governo promove ações de roçagem, poda de árvores, limpeza e desobstrução de bocas de lobo, retirada de entulho, vistoria de residências e manejo ambiental.

Na ocasião, Rollemberg destacou que a iniciativa contribui para o combate ao Aedes aegypti, somada a outros esforços do Estado, que já surtiram efeito.

“O Cidades Limpas, além de ser importante na manutenção das regiões, fortalece a prevenção de doenças. Só no ano passado, foram identificados nesta região 55 casos de dengue. Em 2017, foram dois até agora”, comparou.

De acordo com o chefe do Executivo local, o DF se destacou no País como a unidade da Federação que mais reduziu os casos de infectados pelo mosquito transmissor da dengue, do zika vírus e da chikungunya, cerca de 90%.

Retirada de entulho

A pedido dos moradores, um mapeamento prévio identificou que algumas paradas de ônibus de Sobradinho II e de condomínios da região são usadas como pontos de descarte de lixo, como pneus, garrafas e restos de materiais de construção. O Serviço de Limpeza Urbano (SLU) fará a limpeza.

[Olho texto=”Rollemberg destacou outros investimentos na região de Sobradinho, como a construção da passarela na BR-020, das obras de infraestrutura e pavimentação no Buritizinho e o recapeamento da DF-001 até o Lago Oeste” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A força-tarefa, que já passou por Brazlândia, Ceilândia, Estrutural, Gama, Itapoã, Paranoá, Planaltina e São Sebastião, conta com 221 pessoas nesta edição — servidores públicos ou de empresas com as quais o governo de Brasília mantém contratos.

De acordo com o secretário das Cidades, Marcos Dantas, a escolha do local levou em consideração o tamanho da região. “Sobradinho II e Fercal compõem, juntas, uma área grande. É importante para manter o governo nas regiões em contato direto com a população”, disse.

Lançada em Sobradinho II e na Fercal, a 11ª edição do programa Cidades Limpas, promove ações como roçagem, poda de árvores, limpeza e desobstrução de bocas de lobo e retirada de entulho

Lançada em Sobradinho II e na Fercal, a 11ª edição do programa Cidades Limpas, promove ações como roçagem, poda de árvores, limpeza e desobstrução de bocas de lobo e retirada de entulho. Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

Rollemberg destacou outros investimentos na região de Sobradinho, como a construção da passarela na BR-020, das obras de infraestrutura no Buritizinho e o recapeamento da DF-001 até o Lago Oeste.

Além da Secretaria das Cidades, das Administrações Regionais de Sobradinho II e da Fercal e do SLU, participam a Companhia de Desenvolvimento Habitacional (Codhab), a Companhia Energética de Brasília (CEB), a Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb), a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), o Departamento de Trânsito (Detran), o Instituto Brasília Ambiental (Ibram), as Polícias Civil e Militar e a Subsecretaria de Vigilância em Saúde.

Leia o pronunciamento do governador durante a cerimônia de lançamento.

Edição: Paula Oliveira