08/03/2018 às 12:41, atualizado em 08/03/2018 às 19:04

Observatório Distrital de Gênero é lançado no Palácio do Buriti

Plataforma virtual reúne pesquisas e estudos sobre a realidade feminina e foi anunciada em cerimônia alusiva ao Dia Internacional da Mulher, no Palácio do Buriti

Por Samira Pádua, da Agência Brasília

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, representantes de diversos órgãos do governo de Brasília e setores da sociedade se reuniram no Palácio do Buriti para uma série de atividades voltadas a esse público.

Observatório Distrital de Gênero reúne pesquisas e estudos sobre a realidade feminina e foi anunciada em cerimônia alusiva ao Dia Internacional da Mulher, no Palácio do Buriti. O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, participou do evento.

Observatório Distrital de Gênero reúne pesquisas e estudos sobre a realidade feminina e foi anunciado em cerimônia alusiva ao Dia Internacional da Mulher, no Palácio do Buriti. O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, participou do evento. Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

“Este é um momento de muita reflexão, mobilização e união para que possamos avançar na construção de uma sociedade mais igualitária e respeitosa”, disse o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg.

Entre as ações lançadas hoje está o Observatório Distrital de Gênero, que traz informações gerais a respeito das mulheres, além de dados de pesquisas, estatísticas e estudos. A plataforma está disponível no portal da Secretaria Adjunta de Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos.

A proposta visa contribuir para a promoção da igualdade de gênero e dos direitos das mulheres do DF e do Entorno com essa ferramenta on-line para a formulação, implementação e avaliação de políticas públicas e para o controle e a participação social.

Na cerimônia, também foi assinado protocolo de intenções entre o governo de Brasília e o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios para que seja destinada parte das vagas terceirizadas do órgão a mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.

A iniciativa integra a Lei nº 6.022, de 14 de dezembro de 2017, que trata da criação de um banco de empregos específico para esse público.

Foi publicada nesta quarta-feira (8) no Diário Oficial do DF a Portaria nº 45, de 6 de março de 2018, que cria o grupo de trabalho responsável por elaborar a proposta de regulamentação do Banco de Empregos para Mulheres Vítimas de Violência Doméstica e Familiar.

Política Distrital de Equidade de Gênero na Cultura é publicada

Em discurso, a colaboradora do governo Márcia Rollemberg ressaltou a publicação, nesta quinta, também no Diário Oficial do DF, da Portaria nº 58, de 27 de fevereiro de 2018, que institui a Política Distrital de Equidade de Gênero na Cultura.

“Não é só ter acesso aos bens culturais, é antes de tudo o fazer cultural, a produção de conteúdo sobre as mulheres, a história das mulheres, que ainda é muito invisível”, disse Márcia.

Outras ações foram destacadas pelo governador Rodrigo Rollemberg e por secretários de Estado, entre elas:

Além de apresentações culturais, o evento contou com a entrega de certificados de reconhecimento a lideranças femininas pela contribuição para a sociedade.

Campanha contra violência de gênero e abuso sexual no transporte público

A Secretaria de Mobilidade lançou hoje a adesão do Distrito Federal à campanha nacional Ônibus é lugar de respeito! Chega de abusos!. Na capital federal, a campanha é desenvolvida no âmbito do programa Brasília Cidadã.

O secretário de Mobilidade, Fábio Damasceno, pontuou com números a importância de uma campanha desse tipo no transporte público: “São 3 mil ônibus, 12 mil motoristas e cobradores, 1,2 milhão viagens por dia, o que corresponde a mais ou menos 600 mil pessoas, em torno de 350 mil mulheres”.

A campanha contará com inciativas como cartazes nos ônibus, folhetos para distribuição a bordo e nos terminais de passageiros e veículos adesivados. Estão previstos ainda cursos para motoristas e cobradores.

De acordo com Damasceno, os trens da Companhia do Metropolitano do DF (Metrô) também integrarão a iniciativa.

Leia o pronunciamento do governador Rodrigo Rollemberg durante a celebração do Dia Internacional da Mulher.

Edição: Paula Oliveira