8/3/18 12:41
Atualizado em 8/3/18 às 19:04

Observatório Distrital de Gênero é lançado no Palácio do Buriti

Plataforma virtual reúne pesquisas e estudos sobre a realidade feminina e foi anunciada em cerimônia alusiva ao Dia Internacional da Mulher, no Palácio do Buriti

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, representantes de diversos órgãos do governo de Brasília e setores da sociedade se reuniram no Palácio do Buriti para uma série de atividades voltadas a esse público.

Observatório Distrital de Gênero reúne pesquisas e estudos sobre a realidade feminina e foi anunciada em cerimônia alusiva ao Dia Internacional da Mulher, no Palácio do Buriti. O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, participou do evento.
Observatório Distrital de Gênero reúne pesquisas e estudos sobre a realidade feminina e foi anunciado em cerimônia alusiva ao Dia Internacional da Mulher, no Palácio do Buriti. O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, participou do evento. Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

“Este é um momento de muita reflexão, mobilização e união para que possamos avançar na construção de uma sociedade mais igualitária e respeitosa”, disse o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg.

Entre as ações lançadas hoje está o Observatório Distrital de Gênero, que traz informações gerais a respeito das mulheres, além de dados de pesquisas, estatísticas e estudos. A plataforma está disponível no portal da Secretaria Adjunta de Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos.

A proposta visa contribuir para a promoção da igualdade de gênero e dos direitos das mulheres do DF e do Entorno com essa ferramenta on-line para a formulação, implementação e avaliação de políticas públicas e para o controle e a participação social.

Na cerimônia, também foi assinado protocolo de intenções entre o governo de Brasília e o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios para que seja destinada parte das vagas terceirizadas do órgão a mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.

A iniciativa integra a Lei nº 6.022, de 14 de dezembro de 2017, que trata da criação de um banco de empregos específico para esse público.

Foi publicada nesta quarta-feira (8) no Diário Oficial do DF a Portaria nº 45, de 6 de março de 2018, que cria o grupo de trabalho responsável por elaborar a proposta de regulamentação do Banco de Empregos para Mulheres Vítimas de Violência Doméstica e Familiar.

Política Distrital de Equidade de Gênero na Cultura é publicada

Em discurso, a colaboradora do governo Márcia Rollemberg ressaltou a publicação, nesta quinta, também no Diário Oficial do DF, da Portaria nº 58, de 27 de fevereiro de 2018, que institui a Política Distrital de Equidade de Gênero na Cultura.

“Não é só ter acesso aos bens culturais, é antes de tudo o fazer cultural, a produção de conteúdo sobre as mulheres, a história das mulheres, que ainda é muito invisível”, disse Márcia.

Outras ações foram destacadas pelo governador Rodrigo Rollemberg e por secretários de Estado, entre elas:

Além de apresentações culturais, o evento contou com a entrega de certificados de reconhecimento a lideranças femininas pela contribuição para a sociedade.

Campanha contra violência de gênero e abuso sexual no transporte público

A Secretaria de Mobilidade lançou hoje a adesão do Distrito Federal à campanha nacional Ônibus é lugar de respeito! Chega de abusos!. Na capital federal, a campanha é desenvolvida no âmbito do programa Brasília Cidadã.

O secretário de Mobilidade, Fábio Damasceno, pontuou com números a importância de uma campanha desse tipo no transporte público: “São 3 mil ônibus, 12 mil motoristas e cobradores, 1,2 milhão viagens por dia, o que corresponde a mais ou menos 600 mil pessoas, em torno de 350 mil mulheres”.

A campanha contará com inciativas como cartazes nos ônibus, folhetos para distribuição a bordo e nos terminais de passageiros e veículos adesivados. Estão previstos ainda cursos para motoristas e cobradores.

De acordo com Damasceno, os trens da Companhia do Metropolitano do DF (Metrô) também integrarão a iniciativa.

Leia o pronunciamento do governador Rodrigo Rollemberg durante a celebração do Dia Internacional da Mulher.

Edição: Paula Oliveira

Galeria de Fotos

Observatório Distrital de Gênero é lançado no Palácio do Buriti