16/03/2018 às 10:35, atualizado em 16/03/2018 às 16:56

Fórum Mundial da Água: governador vistoria últimos preparativos da Vila Cidadã

Encontro internacional começa no domingo (18), mas espaço com atividades gratuitas já estará disponível a partir deste sábado (17). Durante visita de hoje, Rollemberg anunciou o nome da mascote da Adasa para o evento: Gotita

Por Samira Pádua, da Agência Brasília

Na manhã desta sexta-feira (16), o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, vistoriou a montagem da Vila Cidadã, espaço onde estarão concentradas, a partir de sábado (17), as atividades gratuitas do 8º Fórum Mundial da Água.

Na manhã desta sexta-feira (16), o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, vistoriou a montagem da Vila Cidadã, espaço onde estarão concentradas, a partir de sábado (17), as atividades gratuitas do 8º Fórum Mundial da Água.

Na manhã desta sexta (16), o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, vistoriou a montagem da Vila Cidadã, onde haverá programação gratuita a partir deste sábado (17). Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

“Queremos convidar toda a população de Brasília, todos os brasileiros que estão visitando nossa cidade para conhecer a Vila Cidadã, onde teremos um conjunto de atrações”, disse Rollemberg.

O fórum da água começa no domingo (18) e vai até 23 de março. “Será uma oportunidade de trocar experiências com pessoas do mundo todo sobre esse tema. Também será uma forma de evoluir no tratamento com a água, garantindo o abastecimento em quantidade e qualidade para esta e para as futuras gerações”, destacou o governador.

O governador aproveitou para anunciar o nome da mascote da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa-DF) no evento. Gotita será a representante da autarquia, após votação de alunos de escolas públicas nesta semana.

[Numeralha titulo_grande=”30 mil” texto=”Número de pessoas que devem passar pela Vila Cidadã de 17 a 23 de março, de acordo com expectativa dos organizadores” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Também foi apresentado nesta sexta (16) o ônibus adaptado da Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb), intitulado Expresso Ambiental, que terá o objetivo de conscientizar os visitantes sobre como utilizar a água e apresentar os cuidados com a rede de distribuição de água e coleta de esgoto.

“O público-alvo do ônibus são as crianças, mas os adultos que queiram conhecer a experiência do saneamento de uma maneira lúdica serão bem-vindos”, salientou o presidente da Caesb, Maurício Luduvice. O veículo terá uma maquete com todo o ciclo do saneamento, desde a captação da água até o tratamento do esgoto.

Quais serão as atrações da Vila Cidadã

Para a Vila Cidadã, montada no estacionamento do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, são esperadas em torno de 30 mil pessoas.

Com entrada gratuita, a estrutura funcionará todos os dias, até 23 de março, das 9 às 22 horas. Só é preciso se credenciar no site do 8º Fórum Mundial da Água. O credenciamento também pode ser feito no local, mas, de acordo com a organização, o envio antecipado dos dados ajuda a evitar filas.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Na Alameda Olhos D’água, diversos televisores apresentarão os 110 vídeos do Festival Voz dos Cidadãos. Os filmes, de até 4 minutos, vêm de 26 países e concorrem a prêmios. A votação popular está aberta pela internet.

O Espaço Criança Candanga, do governo de Brasília, contará com atividades voltadas aos públicos infantil e jovem. Entre as ações estão oficinas de serigrafia e pintura em tela e de robótica sustentável e instrumentos musicais reciclados.

Para conscientizar os visitantes sobre o perigo de beber e dirigir, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) estará com um circuito em que será possível simular embriaguez.

Uma área de 2,7 mil metros quadrados será ocupada pelo movimento brasileiro Green Nation, com ambientes e atividades interativas e sensoriais.

O percurso gratuito terá atrações como asas-deltas, em que o visitante poderá, por meio de um simulador, voar por diversos locais do País em que a água é protagonista.

[box-forum-agua]

Também haverá oficinas, festival multimídia, mostra de cinema e contação de histórias. A programação completa pode ser acessada no site do Green Nation.

Já no Cinema Cidadão, serão exibidos filmes nacionais e internacionais sobre o tema água, para crianças e adultos. No espaço Arena das Águas, estão programadas conferências, talk shows e apresentações.

Bate-papos ocorrerão todos os dias sobre diferentes temas. No domingo (18), às 14h30, a conversa será sobre a crise hídrica pela qual Brasília passa.

Apresentações culturais também animarão a Vila Cidadã, com artistas como o mímico Miqueias Paz e o cantor Jorge Mautner.

A programação completa está no site do fórum ou no do governo de Brasília.

Leia o pronunciamento do governador Rodrigo Rollemberg na vistoria da Vila Cidadã.

Edição: Marina Mercante