O Instituto Brasília Ambiental, por meio da Superintendência de Unidades de Conservação, Biodiversidade e Água (Sucon), capacitou esta semana, entre terça (19) e quinta (21), a equipe da Diretoria de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (Dpcif) para melhor realizar a prevenção e o combate dos incêndios florestais no Distrito Federal.
A equipe foi enviada às cidades de Itapetininga e Itu, ambas em São Paulo, para ter contato com o programa avançado de prevenção executado pela empresa Susano, fabricante de celulose e produtora de papel. Os servidores também realizaram treinamento do uso e manutenção de equipamentos na empresa Guarani, fabricante do material usado pelos brigadistas florestais do Brasília Ambiental.
O interesse da equipe foi conhecer o Programa de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, da Susano, por ser um sistema moderno e muito eficiente | Foto: Divulgação/ Brasília Ambiental
O diretor da Dpcif, Érisom Vieira Cassimiro, ressalta que o interesse da equipe foi conhecer o Programa de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais da Susano (Proflor) por ser um sistema moderno e muito eficiente. Segundo ele, um dos recursos é o Circuito Interno de Televisão (CFTV), com Central de Monitoramento, localizado em Itapetininga (SP), que tem 12 câmeras de alta resolução, instaladas em torres mantidas por energia solar ao longo das áreas florestais da empresa.