Antecipando-se à sazonalidade da bronquiolite, o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF), por meio da Diretoria de Inovação, Ensino e Pesquisa (Diep), promove capacitações presenciais para profissionais de saúde das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) pediátricas e do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM). A iniciativa visa aprimorar o manejo clínico da doença e fortalecer a segurança assistencial no atendimento a crianças acometidas pela infecção viral.
O curso sobre bronquiolite foi desenvolvido para apresentar as atualizações do protocolo publicado no sistema MV em abril de 2024. As aulas vão reforçar os conhecimentos sobre sinais e sintomas, diagnóstico e tratamento da condição. Dessa forma, os participantes se tornam mais preparados para realizar atendimentos rápidos e eficazes, minimizando as consequências da doença.
Com o curso, os atendimentos para tratar doenças respiratórias infantis nas UPAs e no HRSM devem ficar mais rápidos e eficazes | Foto: Divulgação/IgesDF
A capacitação começou em janeiro pela UPA Ceilândia 1, e segue ao longo do mês nas demais unidades que atendem pediatria, incluindo as UPAs de Recanto das Emas, São Sebastião e Sobradinho. No HRSM, a atividade também foi aberta ao público externo, ampliando o acesso às informações essenciais para o enfrentamento da doença.
A chefe do Núcleo de Educação Permanente do IgesDF, Ana Paula Lustosa, ressaltou a importância da iniciativa: “O Núcleo de Educação Permanente se antecipou às necessidades e está ofertando capacitações sobre bronquiolite diretamente nas unidades que atendem pediatria. O curso, aberto aos colaboradores do instituto, profissionais da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SESDF) e público externo, reforça nosso compromisso com a formação contínua e integrada. Promover esse treinamento antes do período sazonal é essencial para garantir que as equipes estejam preparadas, assegurando um atendimento de excelência e melhores desfechos para nossos pacientes.”