O conhecimento científico não precisa estar restrito aos laboratórios e às salas de aula. Ele pode estar na rua, mais perto de toda a população. E esse é exatamente o objetivo do projeto Ciência na Estrada, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-DF), que, nesta semana, chegou à Quadra 217 de Samambaia.
Ao longo de cinco dias — de quarta-feira a domingo —, a estrutura itinerante oferece palestras, workshops, oficinas e atividades interativas. Entre as opções, estão um miniplanetário e experimentos científicos por meio do projeto Einstein Jr. Tudo gratuito e aberto à população.
“A gente tem esse conceito de popularizar a ciência. Fala-se muito de tecnologia, mas a ciência também é muito importante: física, química, biologia, hoje a astronomia, que está bombando na internet… Então, a gente quer trazer essa perspectiva da ciência para as crianças e para os jovens, até enquanto carreira, por que não serem pesquisadores, serem descobridores dessas ciências que são fantásticas”, destacou o secretário de Ciência e Tecnologia e Inovação do DF, Leonardo Reisman.
Ao longo de cinco dias — de quarta-feira a domingo —, a estrutura itinerante oferece palestras, workshops, oficinas e atividades interativas | Foto: Matheus H. Souza/Agência Brasília
Samambaia é a segunda região administrativa a receber a ação. Na primeira, Ceilândia, mais de 5 mil pessoas aproveitaram as atividades. Até o final do ano, serão mais oito edições, uma a cada mês, em diferentes locais. O investimento total no projeto é de R$ 5 milhões. “A gente pode descobrir cientistas e talentos nas RAs do Distrito Federal. Imagine a gente olhar daqui alguns anos e descobrir que esses cientistas vieram de um programa como esse, de uma interação como essa”, acrescentou o secretário.
