27/06/2025 às 19h36 - Atualizado em 27/06/2025 às 19h36

Curso de Inteligência em Segurança Pública certifica mais 35 servidores

Promovida pela Secretaria de Segurança Pública, capacitação fortalece integração entre instituições e aprimora atuação estratégica de sistema de inteligência

Por

Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

A Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) concluiu, nesta sexta-feira (27), a sétima edição do Curso de Inteligência de Segurança Pública (Cisp) 2025, promovido por meio da Subsecretaria de Inteligência (SI). Ministrada na Escola de Governo do DF (Egov), a capacitação contou com 35 servidores de 26 instituições distritais e federais. O curso reforça a atuação em rede e o fortalecimento do sistema de inteligência da pasta.

“A integração entre instituições e a formação continuada dos nossos profissionais são fundamentais para garantir respostas mais rápidas, qualificadas e eficazes às demandas da sociedade”, afirmou o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar

Com carga horária de 180 horas distribuídas em oito módulos, o curso abordou temas fundamentais da atividade de inteligência, como produção de conhecimento, análise estratégica, legislação aplicada e gestão da informação sensível, sempre em consonância com a Doutrina Nacional de Inteligência de Segurança Pública (Dnisp) e com os princípios do programa Segurança Integral.

“O Cisp é um exemplo concreto de como investir em inteligência é investir na eficiência da segurança pública”, afirma o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar. “A integração entre instituições e a formação continuada dos nossos profissionais são fundamentais para garantir respostas mais rápidas, qualificadas e eficazes às demandas da sociedade, seguindo o princípio do nosso programa, o Segurança Integral, que visa à interlocução com os mais variados órgãos governamentais.”

Rotina operacional

Ministrado por especialistas de órgãos públicos e do meio acadêmico, o curso utilizou metodologia ativa de ensino, com atividades práticas baseadas em cenários reais da rotina operacional da inteligência. “Preparamos, mais uma vez, um curso voltado para atuação em rede”, relata o subsecretário de Inteligência da SSP-DF, Marcelo Portela. “Precisamos nos adaptar constantemente nesta área, pois a informação é muito rápida e o uso da tecnologia e da inteligência artificial contribui ainda mais com a celeridade dos fatos”.

Além da SSP-DF, participaram do curso representantes das polícias Civil (PCDF) e Militar (PMDF), Corpo de Bombeiros (CBMDF), Detran-DF, Casa Militar, DER-DF, Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT), STF, Senado Federal e secretarias de Administração Penitenciária (Seape-DF), de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), de Economia (Seec-DF) e DF Legal, bem como servidores da Controladoria-Geral do DF, Casa Militar e órgãos de segurança de Goiás e do Tocantins. 

“A cada edição, o Cisp se aprimora”, avaliou o delegado Rodrigo Carbone, da PCDF. “Tivemos a oportunidade de conhecer em profundidade como trabalham diferentes órgãos e integrar esforços com um propósito comum: promover uma segurança pública de qualidade, com excelência e dedicação. Saímos com uma rede de contatos valiosa que fortalece nosso trabalho diário no combate à criminalidade.”

Alinhamento

Para Breno Fortes, assessor de Gabinete da SSP-DF, a formação é essencial no alinhamento de teoria e prática na área de inteligência: “O curso proporciona uma compreensão aprofundada sobre a atuação da inteligência e, principalmente, sobre como aplicar esses conhecimentos no cotidiano operacional. Também fortalece vínculos de confiança entre as agências, promovendo a cooperação”.

Os impactos positivos da formação foram destacados pela auditora fiscal da Receita do Distrito Federal Thainari Teldred Escalco: “A experiência de participar do Cisp foi extremamente enriquecedora, tanto pelo conteúdo técnico quanto pela rede de contatos que nós estabelecemos ao longo desses 30 dias. É um curso que proporciona integração com instituições que compartilham desafios semelhantes à nossa atividade, o que abre caminho para parcerias e ações conjuntas ao longo dos próximos anos”. 

*Com informações da Secretaria de Segurança Pública