O Gama recebeu, neste sábado (12), mais uma edição do programa Governo do Distrito Federal (GDF) Mais Perto do Cidadão, promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania do DF (Sejus-DF). Com foco na conscientização sobre o transtorno do espectro autista (TEA), em alusão à campanha Abril Azul, o evento teve como destaque a inauguração de um espaço sensorial — ambiente terapêutico adaptado para auxiliar no tratamento de crianças com autismo. A sala foi planejada para oferecer estímulos controlados, que ajudam no processamento de informações sensoriais e promovem mais conforto e bem-estar.
A governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão, destacou a importância do programa que leva serviços gratuitos para perto da população e comentou a construção de um novo centro de referência para atendimento a pessoas com autismo no Distrito Federal, anunciada na última quarta-feira (9). “É uma política pública muito importante de inclusão, que merece atenção e cuidado do poder público. O centro será especializado, com profissionais capacitados para oferecer um atendimento de excelência.”
Governadora do DF em exercício, Celina Leão destacou as políticas públicas do GDF para acolher autistas e seus familiares | Fotos: Lúcio Bernardo Jr/Agência Brasília
Ela ressaltou que, além do cuidado com os autistas, o projeto contempla o acolhimento das famílias. “Já temos um projeto da Secretaria da Mulher voltado para as mães atípicas, mas que também acolhe todas as mães. Esse centro vai cuidar com qualidade e atenção. Temos certeza de que começamos com um, mas teremos vários espalhados pelo DF.”
Em relação ao Mais Perto do Cidadão, Celina enfatizou o sucesso do programa. “Já realizamos mais de 300 mil atendimentos. Ele reúne todas as secretarias com prestação de serviços gratuitos e também conta com a participação da sociedade civil organizada, com muitos voluntários”, explicou. Segundo ela, o evento vai além dos atendimentos: também proporciona lazer e entretenimento, com o intuito de aproximar o Estado do cidadão, pois essa presença constante nas comunidades é um diferencial para a gestão pública.
Entre os atendimentos disponíveis, a programação contou com o Na Hora, Polícia Civil, vacinação de pets, corte de cabelo, serviços de beleza e bem-estar, espaço infantil e apresentações culturais. O estande do programa Direito Delas também esteve presente, com orientações sobre prevenção à violência contra a mulher.
Marcela Passamani: “Quando o governo sai do gabinete e vem para perto do cidadão, ele mostra que está realmente à disposição. Nós somos servidores públicos, estamos aqui para servir”
A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, destacou a importância de se aproximar da população e de levar pautas prioritárias à tona, como a inclusão de pessoas com transtorno do espectro autista, especialmente neste mês de abril. Ela reforçou o compromisso da atual gestão com a causa do autismo. “Sabemos do olhar diferenciado do governador Ibaneis Rocha e da vice-governadora Celina Leão, ainda mais agora com o Centro de Referência, que já foi anunciado e divulgado.”
A secretária contou que a programação do evento incluiu palestras e espaços de debate. “Queremos discutir cada vez mais esse assunto, que está tão presente e atualizado em nossa sociedade, e mostrar a atenção do governo com essa pauta.” Ao comentar sobre a conexão entre o governo e a população, ela reforçou que esse é um diferencial da atual gestão. “Quando o governo sai do gabinete e vem para perto do cidadão, ele mostra que está realmente à disposição. Nós somos servidores públicos, estamos aqui para servir”, afirmou.
Segundo o secretário de Governo do DF, José Humberto Pires de Araújo, a atual gestão tem promovido uma série de ações voltadas para a população, com foco na presença ativa onde há necessidade. “O cidadão chega aqui, é acolhido, toma um café, se sente em casa. Isso é governar de verdade: estar perto do povo, dar atenção ao que realmente importa. O governo está presente, trabalhando e ouvindo. Quando a gente passa por aqui, escuta a comunidade”, destacou.
Frank dos Santos aproveitou para tirar a segunda via da Carteira de Identidade
