Com o objetivo de celebrar e apoiar a recuperação de comunidades terapêuticas que lutam contra a dependência do álcool, a Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF) realizou no último domingo (8) uma comemoração em alusão ao Dia Nacional do Alcoólico Recuperado, celebrado nesta segunda (9). O evento reuniu mais de 100 participantes no Centro de Ensino Médio 01, em Planaltina-DF.
Atualmente, seis comunidades terapêuticas estão cadastradas no projeto promovido pela Subsecretaria de Enfrentamento às Drogas (Subed), que tem uma vigência de dez anos. Este projeto disponibiliza anualmente 300 vagas para dependentes químicos DF, oferecendo acolhimento e suporte terapêutico para as pessoas que lutam contra a dependência do álcool.
O projeto realiza um trabalho diferenciado com as comunidades terapêuticas e tem sido motivo de elogios | Foto: Divulgação/Sejus-DF
Para a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, esse projeto, que é uma iniciativa da Sejus-DF, busca fortalecer a luta contra a dependência química, além de recuperar a dignidade dos alcoólicos. Marcela Passamani é a primeira mulher a assumir a pasta e ressaltou: “Eu quero que o nível de política pública implementada na minha gestão na secretaria seja exemplo para aqueles que virão depois de mim”
O projeto realiza um trabalho diferenciado com as comunidades terapêuticas e tem sido motivo de elogios, alegria e esperança para muitos, como é o caso de Edinei Evaristo Borges, 35 anos, presente na celebração. Ele, que é um dos atendidos pela Sejus, considera estar nesse programa uma verdadeira bênção. “É uma forma de estar integrado cada vez e ter uma caminhada digna. É um programa que salva vidas”, destacou.