Novos agentes comunitários de saúde (ACS) convocados pelo Governo do Distrito Federal (GDF) já trabalham em meio à comunidade no reforço do atendimento no Paranoá, Itapoã, Jardim Botânico e São Sebastião. A recepção oficial dos 48 novos servidores ocorreu, nesta quarta-feira (29), no auditório do Hospital Região Leste (HRL), no Paranoá. Na ocasião, gestores da atenção primária falaram sobre o papel da profissão e as características das regiões.
“Estou muito feliz por ter conquistado essa tão sonhada vaga e por poder ajudar a comunidade. Sabemos que é uma região vulnerável e o nosso papel é estar nas casas, observando do que a família precisa para indicar ao serviço de saúde as necessidades e dar essa ajuda que a população necessita. É um sonho e estou bastante disposta a aprender cada vez mais e servir à população da melhor maneira possível”, destacou a ACS Meire de Jesus Santos.
Entre os campos de atuação dos ACSs estão a busca por usuários do SUS e o registro de dados de nascimentos em determinada região | Foto: Ualisson Noronha/Agência Saúde
Os ACSs integram as equipes de saúde da família, atuando na área específica de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e são responsáveis pela busca por usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), agendando consultas e solicitando exames a pacientes em situação de vulnerabilidade ou com dificuldades de locomoção, entre outras funções.
Esses profissionais são ainda responsáveis por registrar os dados de nascimentos, óbitos, doenças e outros agravos à saúde da população em determinado território. Esse cadastramento das famílias por base geográfica permite analisar a situação da saúde no Distrito Federal de maneira precisa. Os ACSs também podem passar por capacitações específicas para fazer curativos simples e aferir pressão, temperatura e glicemia, por exemplo.