O auditório da Escola de Governo (Egov) recebeu, nesta quarta-feira (8), a palestra “Ambientes Livres de Assédio: desafio e compromisso no coletivo”, ministrada pela presidente da Comissão Especial de Combate ao Assédio, Michelle Heringer. A iniciativa destacou a Política de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual, instituída pelo Decreto nº 46.174/2024, e reforçou a importância da construção de ambientes de trabalho mais seguros, dignos e respeitosos no âmbito da administração pública distrital.
Participaram da palestra o secretário de Economia, Daniel Izaias Carvalho, a secretária da Mulher, Giselle Ferreira de Oliveira, o controlador-geral do Distrito Federal, Daniel Alves Lima, e o promotor de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), Alexandre Sales de Paula.
Daniel Alves Lima ressaltou que o Governo do Distrito Federal é pioneiro na implementação de políticas de combate ao assédio. “Nós somos a primeira unidade da federação a ter um normativo específico voltado aos assédios sexual e moral. Além disso, vamos lançar um manual para orientar a administração pública sobre o tema”, afirmou.
“É essencial levar aos servidores informações atualizadas sobre como prevenir e enfrentar o assédio, garantindo um ambiente cada vez mais seguro e ético”
Juliana Tolentino, diretora da Escola de Governo
Já o secretário Daniel Izaias elogiou a iniciativa da Escola de Governo em abrir espaço para o tema. “Discutir o tema na Egov é muito simbólico, porque demonstra a necessidade que temos de manter uma capacitação contínua sobre conceitos e práticas que promovam ambientes de trabalho mais saudáveis. Ao longo do tempo, isso se reflete na melhoria dos serviços prestados à população e na entrega de políticas públicas mais eficientes”, destacou.
Cursos sobre o tema
A diretora da Escola de Governo, Juliana Tolentino, ressaltou que a palestra é uma oportunidade de reafirmar o compromisso do GDF com espaços de trabalho dignos e respeitosos. “É essencial levar aos servidores informações atualizadas sobre como prevenir e enfrentar o assédio, garantindo um ambiente cada vez mais seguro e ético”, afirmou.