A Academia Buriti, vinculada à Secretaria-Executiva de Valorização e Qualidade de Vida (Sequali) da Secretaria de Economia (Seec-DF), acaba de concluir uma pesquisa que revela o impacto positivo das atividades oferecidas aos usuários. O levantamento buscou identificar o perfil dos frequentadores, seus objetivos com a prática de exercícios, a frequência de uso e, principalmente, a percepção quanto à qualidade dos serviços.
Localizada no térreo do Anexo do Palácio do Buriti, a academia é referência na promoção da saúde no serviço público. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h30, e oferece 12 modalidades – entre artes marciais e aulas funcionais –, além de exames de bioimpedância. Os serviços são gratuitos para servidores, empregados públicos, colaboradores e estagiários do Governo do Distrito Federal (GDF). Atualmente, a academia tem 2.421 alunos cadastrados.
A pesquisa avaliou critérios como motivação para continuidade das atividades, intenção de permanência, disposição para indicar o espaço a colegas, qualidade dos equipamentos, limpeza, organização e atendimento da equipe. Os resultados foram expressivos: 90,2% dos respondentes classificaram os equipamentos como bons (43,1%) ou ótimos (47,1%). O atendimento prestado pelos servidores foi um dos aspectos mais elogiados, ao lado da organização e da limpeza do ambiente.