Seis embaixadores – nomeados recentemente para comandar as embaixadas de seus países em Brasília – participaram do “Viver Brasília: Uma Perspectiva Internacional”. O projeto – do Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Relações Internacionais (Serinter) e da Secretaria de Turismo (Setur) -, tem o objetivo de ambientar os diplomatas e aprofundar a relação com a história e a cultura da cidade, por meio de um passeio pelos principais pontos turísticos da Capital, como forma de dar as boas-vindas aos novos moradores.
Conhecer a cidade para quem ocupa o cargo de embaixador é sempre um desafio. O trabalho do dia a dia de um chefe de missão frente a uma embaixada é árduo e, muitas vezes, só depois de um longo período é que é possível conhecer melhor o local onde ele está vivendo. Para se ter uma ideia, das cerca de 140 representações diplomáticas sediadas na Capital, quase 10% desses comandos se renovam todos os anos.
Para acolher e apresentar a capital aos novos moradores, um tour, com cerca de 3 horas de duração e o foco na área central de Brasília, é oferecido aos diplomatas. Tem início na Praça dos Três Poderes e segue, ao longo do Eixo Monumental até a Praça do Cruzeiro. De lá, um breve passeio pela Asa Sul, com parada na Super Quadra modelo da cidade – a SQS 308 – e visita à Igrejinha Nossa Senhora de Fátima. A programação termina com o pôr do sol no Pontão, no Lago Sul.
Para acolher e apresentar a capital aos novos moradores, um tour, com cerca de 3 horas de duração e o foco na área central de Brasília, é oferecido aos diplomatas | Foto: Divulgação/Serinter-DF
“O Viver Brasília é estratégico, uma vez que proporciona o acesso a diferentes oportunidades para o DF, quer seja na aproximação de potenciais investidores ou de mercados, ou mesmo na participação ativa em campanhas promovidas pelo governo, que engajam a comunidade internacional nas necessidades da população local”, enfatizou o secretário de Relações Internacionais, Paco Britto. “Com o potencial de cooperação e compartilhamento de culturas existentes na área internacional, o projeto é uma ferramenta de comunicação pública para otimização da característica internacional de Brasília”, finalizou.
Várias visões de Brasília
Os diplomatas de Belarus, Ruanda, El Salvador, Albânia, Camboja e Namíbia se encontraram na Casa de Chá, na Praça dos Três Poderes, onde foram recebidos com as delícias do cardápio do local antes do início do tour. Acompanhados pela equipe da Serinter e por um guia bilíngue da Setur, eles conheceram os principais pontos turísticos na área como Espaço Lucio Costa e Panteão da Pátria.
De acordo com o secretário de Turismo, Cristiano Araújo, o projeto é uma oportunidade de apresentar Brasília para o mundo por meio dos embaixadores. “O city tour contou com um roteiro pensado para destacar os principais pontos turísticos da cidade, ressaltando seus aspectos cívicos, religiosos, arquitetônicos e gastronômicos. Temos certeza de que essa recepção encantou o olhar dos novos embaixadores sobre a nossa capital”, afirmou.