O cenário não poderia ser mais especial: ao pôr do sol, com a vista deslumbrante do Lago Paranoá, 101 casais oficializarão sua união na primeira edição de 2025 do Casamento Comunitário, programa da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF). A cerimônia será realizada neste domingo (23), às 17h, no Pontão do Lago Sul, reunindo mais de 800 convidados, entre familiares, amigos e autoridades, para celebrar esse momento inesquecível.
Elana Windy, com o noivo Marcelo Rodrigues, durante o ensaio: “ Não tem outra palavra para definir este momento além de realização de um sonho. Já me imagino dizendo ‘sim’ e colocando a aliança no dedo” | Fotos: Jhonatan Vieira/Sejus
Para muitos desses casais, o casamento já era uma realidade no dia a dia, mas a formalização legal sempre esteve fora do alcance devido aos altos custos envolvidos. O evento foi criado justamente para proporcionar essa oportunidade, garantindo que o sonho do “sim” se torne possível para aqueles que não podem arcar com as despesas de um casamento formal. Desde 2020, o programa já beneficiou mais de 440 casais em dez edições, promovendo cidadania e fortalecendo laços familiares.
Cada detalhe foi cuidadosamente planejado para que os noivos tenham uma experiência única. Eles chegarão ao local em carros de luxo (Uber Black) e percorrerão uma passarela exclusiva até o altar. O evento contará com palco para a cerimônia oficial, cadeiras para os convidados e um espaço reservado para o brinde e o corte do bolo.
Pontão do Lago Sul será o local do Casamento Comunitário no próximo domingo
Mais do que um momento simbólico, a oficialização do casamento traz inúmeros benefícios para os casais, como direitos sucessórios, acesso a pensão, inclusão em programas sociais e maior segurança jurídica para a família. Com essa iniciativa, a Sejus-DF reafirma o compromisso do GDF em garantir que todos tenham acesso à formalização da união, independentemente de sua condição financeira.
Histórias de amor que inspiram
O programa já mudou a vida de muitos casais, como Anailton dos Santos, 28, estoquista, e Tamiris Rodrigues, 35, cabeleireira. Eles se conheceram em um barzinho dançante de São Sebastião e, ao som da primeira música, sentiram que havia algo especial entre ambos. Com o tempo, construíram uma família unindo os filhos de relacionamentos anteriores, mas o casamento formal parecia um sonho distante devido aos altos custos.